Estatísticas

Deu no Globo.com:

“Segunda maior torcida do país, mas a maior disparada de São Paulo: no dia de seu centenário, o torcedor do Corinthians pode comemorar ainda mais em sua cidade. De acordo com pesquisa do Datafolha, publicada na “Folha de S.Paulo”, pela margem de erro de três pontos para cima e para baixo, a torcida alvinegra é igual à soma das duas maiores rivais: a são-paulina e a palmeirense. Segundo os números divulgados nesta quarta-feira, 38% dos paulistanos são corintianos, contra 24% tricolores e 15% alviverdes. Os santistas ficaram com apenas 5%, e o Flamengo, 2%.

O grau de fanatismo, fator sempre usado como “trunfo” dos alvinegros contra o rival, também foi questionado na pesquisa. De acordo com os números, os corintianos são os mais fanáticos: 53% consideram-se torcedores de grau “intenso”, 42% médio e apenas 5% leve. Entre os rivais, os números são menores: 32% palmeirenses se dizem fanáticos, enquanto 38% são-paulinos afirmam o mesmo. A fidelidade também entrou em pauta: na transferência de torcida de pai para filho, o time do centenário está na frente 63% de corintianos herdaram o time do genitor, contra 51% de tricolores, 37% alvinegros e 30% santistas.

Um “mito” que caiu com os números é que os torcedores são-paulinos mais jovens alcançam os corintianos. Na faixa entre 18-24 anos, o Timão tem 44% de torcida, contra 29% de tricolores. Porém, entre os entrevistados que cursam o ensino superior, a diferença entre as torcidas é de apenas três pontos percentuais (32% para os alvinegros e 29% para os rivais). Entre o grupo social que ganha mais de dez salários mínimos, a diferença cai para apenas 1%.

Já em questão de títulos, a porcentagem não dá margem para dúvidas: 42% dos corintianos acreditam que o Mundial da Fifa de 2000 é a taça que merece mais destaque na sala de troféus do clube. O Paulista de 1977, em que o time quebrou um jejum de 23 anos sem uma só conquista, vem em segundo lugar, com 16%. Para 10%, o primeiro Brasileiro, de 1990, é o prêmio que guardam como melhor recordação.

E o sonho da Libertadores também não é segredo: 67% corintianos sonham com o título em primeiro plano, contra 49% de são-paulinos, 42% santistas e 41% palmeirenses. Porém, a ambição por um Mundial não esquenta os ânimos do Timão. Apenas 7% desejam o título em primeiro lugar, contra números gritantes dos rivais: 25% para os alviverdes, 23% tricolores e 22% para os fãs do Peixe.

Ídolos

Entre os ídolos, a maioria votou em Marcelinho Carioca como um dos maiores de todos os tempos da história alvinegra, com 22% de preferência. Em segundo aparece Ronaldo Fenômeno, com 18%, e Rivellino bem atrás, com 9%. Sócrates (7%) e Neto (5%) fecham a relação dos mais votados.

Já no elenco atual, Ronaldo lidera a corrida pelo título de ídolo com folga: ele tem 34% de preferência, seguido por Dentinho, com 18%, e Roberto Carlos, com 6%. O novato Bruno César, atual artilheiro do time, já caiu nas graças da torcida, e tem a mesma porcentagem que o lateral-esquerdo campeão mundial pelo Brasil. Mano Menezes, disparado com 53% de votos, é eleito o maior técnico da história alvinegra, contra 10% de Luxemburgo e 7% de Oswaldo Brandão.

Apesar da crescente rivalidade com o São Paulo, 59% dos corintianos ainda acham que o principal adversário é o Palmeiras. O Tricolor incomoda apenas 32% dos fãs.

O Corinthians é o único cuja torcida pelo time de coração e pela Seleção Brasileira empata. 41% dos alvinegros consideram o time paulista mais importante – mesmo percentual para os que valorizam mais o elenco nacional. Entre os rivais paulistas, todos consideram a camisa amarela acima de qualquer coisa.”

Está tudo explicado!!!

Anúncios

~ por inguinoranssa em setembro 1, 2010.

Uma resposta to “Estatísticas”

  1. é noís, mano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: