série Planeta Mongo

Deu no UOL:

“Soldado diz que Obama não é presidente dos EUA e se nega a combater no Afeganistão

Um comandante da reserva do Exército americano entregou uma petição à Justiça federal do país pedindo para não ser enviado ao Afeganistão. Stefan Frederick Cook se nega a lutar porque acredita que Barack Obama não é presidente dos Estados Unidos, já que “não nasceu no país”. A informação é do jornal “The Ledger Enquirer”, da cidade de Columbus, no Estado da Geórgia.

A Constituição dos EUA determina que para ser presidente, é necessário que o candidato tenha nascido em solo americano. Obama nasceu no Havaí em 1961, dois anos depois de o arquipélago se tornar o 50º Estado do país. No entanto, desde que iniciou sua campanha à presidência, circularam boatos de que ele não seria cidadão natural dos EUA.

A advogada do comandante Cook, Orly Taitz, que também questionou a legitimidade da presidência de Obama ante outros tribunais, apresentou na semana passada uma petição de 20 páginas pedindo que seu cliente tenha o status de “objetor de consciência” reconhecido. A objeção de consciência é utilizada para justificar o não-cumprimento de ordens militares por motivos éticos ou religiosos.

No caso de Cook, ele alega que atuaria em “violação à lei internacional se participasse de ações militares fora dos EUA sob o mando deste presidente” e por isso estaria sujeito a ser processado “como criminoso de guerra”.

O comandante da reserva recebeu a convocação para combater no Afeganistão em 9 de junho e deveria se apresentar amanhã (15) na base McDill da Força Aérea, em Tampa (Flórida). De acordo com “The Ledger Enquirer”, haverá uma audiência judicial na quinta-feira (16) para analisar o pedido de Cook.”

Anúncios

~ por inguinoranssa em julho 25, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: