Obama fecha Guantánamo

Deu na AFP:
” O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira o decreto que ordena o fechamento do centro de detenção de Guantánamo e proíbe os abusos durante interrogatórios, exigindo respeito à Convenção de Genebra.

“O centro de detenção de Guantánamo objeto desta ordem será fechado o mais rápido possível e, no mais tardar, no prazo de um ano a partir da data da ordem”, diz um rascunho da ordem executiva, divulgado anteriormente no site da associação American Civil Liberties Union (ACLU) e confirmado pela fonte da Casa Branca.

closing-guantanamo

O presidente havia se comprometido a fechar o polêmico campo de detenção durante a campanha eleitoral. Este será o segundo dia de trabalho de Obama, agora respaldado em política externa por Hillary Clinton, que teve a nomeação como secretária de Estado ratificada pelo Senado.

A prioridade da ex-primeira-dama será a situação no Oriente Médio, tema que já foi tema na quarta-feira de uma série de conversas telefônicas entre Obama e governantes da região.

O almirante aposentado Dennis Blair, designado pelo presidente Obama para comandar a Direção da Inteligência americana (DNI), também qualificou hoje a tortura de “ilegal, imoral e ineficiente”, durante uma audiência diante da Comissão de Inteligência do Senado.

Blair assumiu o compromisso de “não apoiar atividades de vigilância realizadas sem autorização legal”.

Histórico
A prisão de Guantánamo foi aberta em 2002, como parte da “guerra contra o terrorismo” iniciada pelo governo de George W. Bush depois dos atentados de Nova York e Washington.

Os tribunais de exceção foram criados em 2006 e atualmente são responsáveis por 21 casos, 14 deles já atribuídos a um juiz, em um total de 245 detentos, de acordo com dados do Pentágono.

Em nome da guerra contra o terrorismo, a Agência Central de Inteligência americana (CIA), vinculada à DNI, admitiu ter recorrido a práticas geralmente consideradas como tortura.

Os serviços de inteligência americanos também foram criticados por terem instalado um controvertido programa de grampos sem mandato judicial. ”

Comentário breve: Além de hoje mandar fechar Guantánamo, ontem Obama congelou os altos salários da Casa Branca e limitou o Lobby empresarial em Washington. Deu as seguintes declarações:

“A transparência e o estado de direito vão ser as pedras de toque desta presidência”

“As famílias estão apertando o cinto, e Washington deve fazer o mesmo”

“O serviço público é um privilégio e não deve servir para ajudar aos amigos, aos interesses das empresas ou para promover um programa ideológico”

Portanto peço: Vai com calma Obama…vou acabar tendo que fechar este blog!!!

Anúncios

~ por inguinoranssa em janeiro 22, 2009.

Uma resposta to “Obama fecha Guantánamo”

  1. não vai precisar fechar o blog, ainda tem o lula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: