Também quero um!

Da Associated Press:

Ativistas tentam libertar indiano preso por fazer de urso animal de estimação

“Era para ser um conto de fadas de um homem que tirou das florestas do leste da Índia um urso órfão e o levou para casa para criá-lo como parte de sua família, consolando a filha pequena que havia acabado de perder a mãe. Mas quando funcionários de uma entidade do governo indiano conheceram a história na imprensa indiana, na última semana, o conto de fadas dissipou-se.

Ram Singh Munda, 35, foi preso por violar leis do país, que proíbem a domesticação de animais selvagens; o urso foi enviado a um zoológico onde tem se recusado a comer e a filha, de seis anos, foi mandada de navio a um orfanato estatal.

Agora, ativistas de defesa dos animais, impressionados pelo ato de Munda, estão protestando por sua liberdade. “Condenamos fortemente a maneira como os funcionários do departamento florestal prenderam o pobre analfabeto que não sabia da legislação do governo”, disse nesta terça-feira Jiban Ballav Das, chefe do grupo “Pessoas pelos Animais” da província de Orissa.

Munda, um trabalhador que pertence a uma tribo indígena que mora na floresta 200 quilômetros ao norte da capital da província, Bhubaneswar, disse que encontrou o filhote de urso no ano passado quando recolhia gravetos.

Ele levou o urso, chamado Rani (“Rainha”, em português), para casa e fez dele seu animal de estimação.

Imagens de TV gravadas antes da prisão mostram o urso brincando com a filha de Munda, Dulki, enquanto tentam subir na traseira da bicicleta do indiano.

Se for condenado, Munda pode pegar até três anos de prisão. “Eles me prenderam. Como minha filha sobreviverá?”, disse Munda a uma subsidiária da rede americana CNN enquanto era levado para a prisão. “Não entendo porque fui punido por cuidar de um urso que havia sido abandonado na floresta e que teria morrido se eu não o tivesse trazido para casa”.

O diretor do zoológico de Nandan Kanan, para onde Rani foi levado, defendeu a decisão do governo. “Munda foi preso em respeito a uma lei que tem como intenção proteger a vida selvagem”, disse.

Entretanto, o ativista Jiban Das afirma que apesar de condenar a retirada de animais do meio selvagem, apóia a atitude de Munda de tentar recuperar o urso e diz que o governo está sendo muito rigoroso. “Ele nunca torturou o animal, nunca o utilizou para propósitos comerciais. Portanto, não deveria ser preso”, disse Das.

No zoológico, Rani está em uma jaula isolada e está se recusando a comer. “Os ursos desenvolvem grandes laços com os seres humanos e são muito ligados a seus tratadores”, disse Biswajit Mohanty, secretário da “Sociedade para a Vida Selvagem” de Orissa.

Já Das afirma que Munda ganhará um emprego assim que for solto. “Decidimos dar a ele um emprego em nosso centro de reabilitação de animais”.”

Olha a cara do urso! Será que ele estava chapado? Também quero um!

Anúncios

~ por inguinoranssa em junho 24, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: